Loading...

Inscrições abertas para o Prêmio Jabuti

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou os preparativos para o 63º Prêmio Jabuti, o mais tradicional e importante da literatura brasileira. O evento, que consagra os melhores autores da literatura brasileira anualmente, terá uma edição digital que buscará ainda mais a pluralidade e o diálogo com públicos diversos.

Nesta edição, o editor e tradutor Marcos Marcionilo assume a curadoria e traz consigo a experiência de uma trajetória de 42 anos no mercado editorial. Ana Elisa Ribeiro, Bel Santos Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo, profissionais de múltiplas áreas do conhecimento, farão parte do conselho curador.

A premiação, que valoriza cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialoga com os seus mais diversos públicos e acompanha as mudanças da sociedade, terá algumas novidades que a deixará ainda mais dinâmica. Vitor Tavares, presidente da CBL, afirma que o prêmio está cada vez mais digital, ágil e aberto ao diálogo. “Dessa forma, ele consolida mudanças importantes do passado com o olhar para o presente e para o futuro, para onde as mais diversas comunidades do livro se encontram.”

O vencedor da categoria Livro no Ano será premiado com estatueta e o valor de R$ 100 mil. O ambiente das inscrições passa a ser o portal de serviços da CBL. Autores e editoras que já possuem cadastro podem efetuar o login com o usuário preexistente, ou adicionar um novo, e selecionar Prêmio Jabuti. Já os novos usuários precisarão efetuar um cadastro, criar login e senha antes de selecionar e dar sequência à inscrição.

As inscrições vão até o dia 1º de julho, às 18h. Haverá um desconto de 10% para todas as inscrições realizadas nos primeiros 30 dias (4 de junho). A promoção é válida para todos os participantes, associados e não associados da CBL, seja obra individual ou coleção.

A cada ano, o Prêmio Jabuti celebra as figuras fundamentais da arte e do pensamento em um país ávido por inclusão e representatividade. Em 2021, Ignácio de Loyola Brandão receberá a homenagem. Em sua bagagem, carrega muitas histórias, 47 livros, além de inúmeras reportagens escritas no Brasil e em países como Itália e Alemanha. Ele também coleciona prêmios, entre eles, cinco estatuetas do Jabuti.

Fonte: Diário da Região

Inscrições abertas para o Prêmio Jabuti - Grupo Editorial HN